domingo, agosto 21, 2011

LOJA DE CONVENIÊNCIAS

Entrei em uma loja de conveniências para comprar sei-lá-o-quê.  A atendente estava dando o troco para um senhor.  O diálogo que se seguiu é real e foi presenciado por quem estava comigo.  Perguntei, sem que ela tivesse dito mais do que duas ou três palavras:

CÉSAR:  "Você é ariana?"
VENDEDORA:  "Sim, sou de Áries!"
CÉSAR:  "Nasceu às 6 horas da manhã?"
VENDEDORA:  "Exatamente às 6 horas da manhã!"

O diálogo tem saborosíssimo epílogo, mas vale, antes, comentar o fragmento transcrito.

Como pude supor que a moça, de seus vinte e poucos anos, era ariana e, logo em seguida, desconfiar que nascera às 6 da manhã? Para um astrólogo experimentado, não haverá surpresa. Para os leigos na matéria, há de parecer milagre.

Explico o "milagre". 

Supostamente, dar um troco é um gesto de cortesia, que devolve a de nos haverem comprado algo que desejávamos vender. A atendente não devolveu o troco - aliás, eram moedas - estendendo-o às mãos do cliente, cuja expressão facial não apresentava qualquer sinal de, anteriormente à minha entrada na pequena loja, haver ocorrido algum conflito entre ambos.  Não.  Ela não devolveu simplesmente o troco. Ela bateu com a mão cheia de moedas sobre o balcão, fazendo característico ruído, e deixando-as ali, para que o freguês as alcançasse.

Não era a gentil devolução de um troco, como tipicamente caberia a um venusiano sujeito de Touro ou Libra.  Aquilo era uma aberta - não obstante microscópica - declaração de guerra. 

Guerra abertamente declarada[1]?  Igual = Áries!

Mas não foi isso só.  Quando me confirmou seu signo, a vendedora - eu ia dizer "nossa vendedora", mas imaginei que um ariano não gostaria de tais intimidades - fê-lo com um tom que matizava com especial adendo as entrelinhas de sua resposta:  "E por quê?  Algum problema?"  Não.  Não era ariana.  Era  MUITO ARIANA.  Ora, MUITO ARIANA = Sol e ASCENDENTE em Áries.  Ora, SOL E ASCENDENTE no mesmo signo, seja, nascimento ao nascer do Sol, seja (em nossa latitude),  nascimento por volta de seis horas da manhã.  Bingo!

Tudo muito interessante do ponto de vista de aquilatarmos o poder de previsão que nos empresta o conhecimento astrológico, mas, para mim, que já de muito visito esse poder, não tão saboroso quanto o epílogo dessa cena. 

Assentada, naturalmente, no aforismo inglês "it takes one to know one"[2], a moça me inquiriu:

ATENDENTE:  - Por quê?  VOCÊ TAMBÉM - nunca SENHOR, é claro, embora eu tenha 67 anos e ela, no mínimo, quarenta anos a menos do que eu - É DE ÁRIES?

E perguntou-me isso com já embrionário orgulho de mim, outro possível representante daquela alta estirpe cósmico-militar.

CÉSAR:  "Não, sou astrólogo." - respondi, com taurina placidez.

VENDEDORA:  Ah...!  - retorquiu, com visível desprezo, rebaixando minha estirpe para a dos serviçais científicos da sua...

Saint Exupéry, em seu magnífico Terre des Homes, transcreve um poema, nascido entre os tuaregues, após finda a guerra de independência da Argélia, durante a qual se enfrentaram duramente com os franceses, finalmente expulsos dali [3]. 

Repasso de memória o espírito do texto, com as previsíveis distorções de sua letra:

"O que será de mim agora, sem você,
Meu inimigo?
Antes, era você quem guiava
Meus passos pelo deserto,
Onde, por trás de cada duna,
Você poderia estar a espreita de mim.
Agora vago, sem destino,
Sem saber para onde olhar
Nem por onde caminhar..."

Você quer um amigo ariano?  Apresente-se como seu inimigo.
______________

[1]  Abertamente declarada.  Fosse um Escorpião, e a disposição para a batalha seria vista, não no gesto, mas na natureza do olhar;
[2]  Livremente:  "só um igual para reconhecer seu igual"!
[3]  Na verdade, não pelos combatentes argelinos, mas pela pressão do povo francês sobre o governo de De Gaulle, que, em confronto aberto com a direita militar e os colonos franceses, acedeu à pressão popular, engenhando, em 1959, o plebiscito que levou à independência da ex-colônia, oficialmente reconhecida em 1962.




Um comentário:

Alessandra Caprara disse...

Ainda, pra mim, soa como milagre hahahaha
Um dia entenderei essa linguagem sem que tenha que ser desenhada :D