terça-feira, fevereiro 04, 2014

AR E LUZ

AR E LUZ

JOÃO:  – Márcio, embora eu estivesse muito aBAFado (˂bafo↔ar), quando o Pedro chegou, recebi-o assim mesmo.  Eu estava desANIMado (˂latim “anima” ↔ grego “psyché” = respiração de vida, princípio vital, alma [*]), eSTRessado (˂latim “strictu”= estreito = respiração estreitada) e cheio de ANGÚSTIA (˂latim “angustia”= desfiladeiro = respiração estreitada) e, como ele tem a mente bem ARejada (˂ar), achei que, se VENTilássemos (↔, vento, ar) alguns assuntos, poderíamos jogar mais LUZ sobre alguns deles, encontrando, talvez, INSPIRação (↔ar) suficiente para inVENTar (↔vento, ar) algumas soluções provedoras do ALENTO (˂latim “anhelito” = bafo, hálito, respiração) que me faltava.
De fato, a conversa acabou por deixar CLARos (↔luz) vários pontos anteriormente obSCUROS (↔luz), produzindo duas ou três ideias LUMINosas (˂latim “lumina” = luz), bem capazes de tirar das dificuldades em que me encontro!
Eu estava bem APAGADO (↔luz), quando Pedro chegou.  Agora, ACENDERAM-SE (↔luz) novas esperanças em mim!  Por isso, aVENTei (↔vento, ar) a hipótese de nos encontrarmos mais.  Saiu todo INFLADO! 

*  Peters, F. E.  “Termos Filosóficos Gregos”.  Lisboa:  Fundação Calouste Gulbekian, 1983.

Nenhum comentário: