sábado, fevereiro 22, 2014

INSÔNIA

Alguém, aqui, sofre de insônia? Pois bem, muitas vezes, vi pessoas próximas ficarem admiradas frente a pedidos meus, do tipo: "quero dormir um pouco, mas só tenho (literalmente) dez minutos. Você me acorda?" Mais de uma vez, ouvi: "Como!? Você vai conseguir se recostar (às vezes, numa mera poltrona) e cair no sono durante apenas dois minutos?" Pois é. Lá ia eu, recostava-me, e DORMIA DURANTE DEZ MINUTOS!

Os protestos e a admiração que enfrentei acabaram por fazer-me curioso em relação a essa minha anormalidade e resolvi prestar atenção. Conclui o seguinte:

Se uma pessoa se recosta e pensa "TENHO QUE dormir dez minutos, pois é o único tempo que tenho para isso", poucos segundos após recostar-se, percebe: "Ainda não estou dormindo"! Consequência: SINAL DE PERIGO, que nos põe mais alertas, levando-nos, naturalmente, a perceber nitidamente que CONTINUAMOS ACORDADOS, o que nos põe mais alertas ainda, e, naturalmente, mais insones, o que nos põe mais desesperados, ocupados com pensamentos do tipo "meu deus, vou ter que trabalhar horas seguidas, com sono", pensamento assustados que, naturalmente, não nos deixa dormir, e acabamos envolvidos nesse torturante círculo em que o perceber que não estamos dormindo nos põe em um estado de alerta que definitivamente não nos deixa dormir. Mas, graças aos céus, logo somos libertados dessa tortura pela pessoa que, gentilmente, passados os 10 minutos que estivemos envolvidos por ela, nos vem trazer, insones, para a vigília declarada, mas menos torturante, de nossa miséria cotidiana... Que bom que acabou! Mas, na verdade, nós queríamos era ter dormido!

Mas... e como consigo eu dormir placidamente durante praticamente todos os dez minutos durante os quais me disponho a fazê-lo?

Prestei atenção. Penso, ao me ver já recostado: "Vou RELAXAR BASTANTE durante estes dez minutos, quem sabe, até, dormir? Aí, percebo QUE ESTOU BEM MAIS RELAXADO, o que, naturalmente, me deixa bastante relaxado, o que, ao ser percebido, relaxa-me ainda mais, até que... Até que acordo, dez minutos depois, com o gentil chamado de quem me veio acordar...

Quem sabe dá certo com outras pessoas? Pode ser.

Nenhum comentário: